Quando se apaga a luz

Ontem, depois dum dia difícil, vi pela primeira vez nos quatro anos em que partilhamos a Vida, apagar-se dos olhos da minha filha mais velha a luz que deles emana, cheia duma tristeza que não lhe posso tirar da alma.
Estou certa de que em breve, inundada pelos mimos em casa e na escola, essa luz regressará, em grande, e este será apenas mais um momento. Um momento somente duma longa vida cheia de alegrias e tristezas. Uma etapa que se a ela lhe vai ensinar que o nosso "coração é elástico"*, a mim ensinou-me, que preparação alguma, me impedirá de morrer de desgosto de cada vez que lhe vir voltar a tristeza ao olhar.
Estava preparada (acho) para tudo isto de ser mãe, esqueci-me foi de me preparar para a deixar viver. Mas estamos sempre aprender.

* Obrigada Joana.

2 comentários:

susyr disse...

Sim estamos sempre a aprender, o que não quer dizer que seja fácil!
A M. é uma miúda toda vivaça e não tarda nada aí está ela em grande estilo!!!
Bj solidário

Marta disse...

Espero, do fundo do coração, que possa contribuir para que essa luz (que tão bem a caracteriza) volte depressa... e que no lugar de um olhar triste, surja um sorriso largo, cheio, contagiante!

Hoje o dia já foi positivo. E quando a vi com o gancho do cabelo preso na camisola (à semelhança do meu preso na minha bata) pensei: Sim, está aqui a nossa M. genuína como sempre!