Estamos em tempo de eleições

Um período francamente difícil, diria eu. Isto porque nos últimos anos as coisas mudaram pouco. Seja nas autárquicas, nas legislativas, presidenciais ou mesmo nas do meu clube, como é o caso, vejo-me frequentemente a ponderar o voto útil. Que é uma coisa assim, um pouco tipo a sanduíche mista, para uns o melhor dos dois mundos, para outros a incapacidade de escolher um único sabor. Mas adiante.
Não desgosto do José Eduardo Bettencourt. Reconheço-lhe até à data uma ausência de necessidade de protagonismo, que o levou em inúmeras situações, a recusar aparecer na Comunicação Social, sacrificando este ou aquele, e levando, como muitos outros, o bom nome do Sporting para as sucessivas ruas da amargura. Não lhe reconheço contudo, em evidente contraste, uma personalidade suficientemente forte para preconizar aquilo que ele próprio afirma deverá ser intenção dum candidato à presidência verde: a longevidade. Não lhe reconheço igualmente uma grande facilidade de oratória, de se impor nas entrevistas. Como aliás ontem foi exemplo no programa “O dia Seguinte” da Sic Notícias. O que convenhamos poderá trazer(lhe) graves prejuízos. A Comunicação é, afinal, nos dias de hoje uma arma poderosa. Gostei, em contrapartida, desse mesmo reconhecimento e o assumir que enquanto Presidente não lhe compete dar entrevistas ou falar aos Órgãos de Comunicação Social. O que lhe compete é gerir o maior de Lisboa, para o resto existem as equipas de Comunicação.
Ora se no que respeita ao Zé Eduardo se me colocam algumas reticências (mais de fundo, do que as aqui expressas), quanto ao outro candidato tenho tudo bem esclarecido.
Ele pode aparecer bem vestido, bem-falante e com muita lábia, mas numa só frase – Faz parte da equipa de (ex) inspectores da PJ, claramente culpados do uso excessivo de força para obtenção duma confissão, e a quem o tribunal achou por bem não condenar.
Só por isso já bastava ficarmos por aqui, mas convenhamos o Sporting não precisa dum Luís Filipe Vieira, versão verde, já temos caca suficiente para resolver.
Como cidadã apelo ao Voto Consciente. Sempre, e em quaisquer circunstância.
Como Sportinguista apelo ao voto no José Eduardo Bettencourt. Mesmo com algumas reticências.
Parece-me melhor mais do mesmo, do que um diferente pouco respeitador dos dreitos humanos dos cidadãos, mesmo daqueles que são grandes criminosos. Ou sistema de justiça não existe exactamente porque condenamos comportamentos violentos? Por vezes interrogo-me ...

(Este não é de longe um dos meus melhores textos. Acho que a enclausura me está a afectar as capacidades. Mas o Homem não tem a culpa e é realmente, de longe, o melhor candidato, não obstante tudo o resto)

Sem comentários: