Sobre o dia de hoje

Ando cansada.Por bons motivos, diga-se. Mas cansada. Corpo e raciocínio. É por essa razão que me tenho escusado a grandes posts. Não me sinto particularmente eloquente. Hoje o dia não é diferente, continuo cansada e sem grandes capacidades de escrita, mas o dia é importante. Muito importante. Sinto um certo frenesim no ar. As mesas de voto pareceram-me mais cheias. Nas mesas ao lado, enquanto almoçávamos, as conversas pairavam sobre o momento eleitoral. Sinto (e tenho esperança) que hoje a grande surpresa seja mesmo as reduzidas taxas de abstenção. Para quem, como eu, estudou Ciência Política, o período que se tem vivido nas últimas semanas, acresce de particular interesse. Estas não são claramente, umas eleições quaisquer. Estas são umas eleições à moda antiga. Na disputa. Estas foram (finalmente) as eleições em que os debates que antecederam a “campanha na rua” foram de discussão de ideias, de ideologias, de linhas programáticas para o país. Uns melhor outros pior, mas de longe muito mais do que em anos anteriores. Este foi um ano em que as eleições foram, efectivamente, p o l í t i c a s. Hoje muito se decide. Quem ganha, quem sobe, quem desce, quem se demite, quem perdendo sempre vai ganhando. A maioria. Há cerca de dois anos, quando entre o meu círculo de amigos, conhecidos ou anteriores colegas de trabalho, surgiram as primeiras discussões sobre a próxima legislatura, fui assertiva ao afirmar que Sócrates e o PS, chegaram a um segundo mandato. Mais um mandato em maioria. Nessa altura como hoje, poucos foram os que acreditaram na minha “profecia”. A da maioria, entenda-se. Mas continuo assertiva nesta convicção. O PS ganha e, com maioria. Os resultados logo me darão, ou não, razão. Mas hoje, melhor do que ganhar, e ter a certeza da continuidade dum caminho em que acredito, estou feliz por voltar a sentir o tal frenesim de noite eleitoral. A expectativa crescente, a contagem dos minutos para a saída das primeiras projecções. Hoje sinto-me feliz por sentir (espero) , que o país, o meu país acorda para a Cidadania.

Sem comentários: