Eu hoje andei de comboio.

Ok, eu sei que a afirmação assim, sem tirar nem pôr, parece um tanto ou quanto estranha. Afinal as linhas férreas não são um fenómeno propriamente recente.
Mas a verdade é que, à excepção das viagens em Alfa Pendular, trajecto Lisboa-Porto-Lisboa, mais que muitas, não me recordo da última viagem em linhas da CP.
Hoje o trajecto foi curtinho. Oeiras - Cascais. Mas suficientemente longo para permitir a melancolia das recordações dos odiosos fins de semana de Verão, em que a minha mãe me arrastava para as praias sobrelotadas da linha. Não é que eu não goste de praia ... odeio é a confusão ... a areia colada aos sítios mais inapropriados ... e a terrível alergia que o sal das praias entre Oeiras e Cascais sempre me fizeram à pele.
Ok, eu admito! sou um bocado comichosa ... Adiante.
Com a melancolia, veio também a confirmação: Eu gosto de Comboios!
Gosto de me sentar e deixar ir os pensamentos, acompanhando o ritmo constante que parece gritar poucaterra-poucaterra.
Gosto de olhar lá para fora e ver a Vida correr a uma velocidade cruzeiro que me permite absorver e respirar.
Gosto de observar quem me acompanha. Imaginar as suas vidas, comandá-los à velocidade da minha pena, tal qual fantonches do meu circo improvisado.
Eu gosto de andar de comboio, e pelo caminho, descobrir nas paisagens tesouros que o carro não permite contemplar.
Eu gosto porque gosto, pá!
Só não gostei muito foi do preço do bilhete.

1 comentário:

Infoexcluído disse...

Eu cá também gosto. temos de fazer uma passeata de Comboio.