Alguém, por Deus, pare o Gaudêncio!

A Câmara Municipal de Lisboa promoveu, numa iniciativa que julgo ser pioneira na capital, mas mais do que necessária e útil, a construção de um abrigo temporário, onde os sem tecto e mais desfavorecidos da nossa Cidade, podem recolher durante as próximas noites, por forma a alimentar-se e fugir às baixas temperaturas que se fazem sentir.
Em paralelo, a protecção civil e as autoridades municipais procuram aconselhar os residentes de habitações degradadas para os obrigatórios cuidados face ao frio que se sente.
Até aqui tudo bem. Ou melhor, até aqui tudo excelente. A Câmara e as autoridades a cumprirem com os seus deveres, e os cidadãos melhor informados e apoiados.
Há que, contudo, acautelar o excesso de zelo de alguns agentes em campo. Um deles: o Agente Principal Gaudêncio. Ilustre membro da Polícia Municipal, o Gaudêncio, na sua ânsia de ajudar o próximo, e na iminência de se tornar a estrela televisiva do bairro, nem que seja só por esta noite, interpela uma idosa, para a informar de como deverá andar vestida. O rídiculo só assume o seu expoente máximo, quando, por um lado, a senhora em questão já ia devidamente equipada para o frio o que o obriga a terminar todas as frases com "tal como está. Muito bem!", e por outro, as sucessivas tentativas da velhota em se libertar do conselheiro de serviço, e seguir caminho com os 50 sacos de ar pesado que lhe pendem dos braços.
Por favor alguém avise o Gaudêncio que primeiro, os conselhos não são compulsivos, só os recebe quem os deseja, e depois, que salvando-os do frio, não convém mesmo nada matá-los pelo cansaço.

1 comentário:

Infoexcluído disse...

E eu que pensei que era um post sobre o Rui Veloso. Enganei-me.
Se o Senhor Guarda faz é porque faz se não faz é porque não faz. Cansaço não faz mal o frio sim pois é essa a sua missão.