YES WE DID

03h30m. Hora de Lisboa
As primeiras projecções confirmam as expectativas.
Barack Obama é o 44º Presidente dos EUA.
145 anos após abolição da escravatura um negro chega ao topo da política americana.
130 milhões de pessoas foram às urnas (um recorde desde as eleições de 1960)
6% da população americana recenseou-se pela primeira vez.
5 a 7 horas foi em média o tempo de espera nas urnas.

04h00m. Hora de Lisboa.
As projecções reforçam a primeira convicção. A melhor expectativa.
Barack Obama venceu as eleições norte-americanas.
Foi a vitória do "miúdo escanzelado, de nome esquisito, que tinha esperança de que na América havia um lugar para si", foi a vitória do "Change, we need", a convicção do "Yes, We did":
Foi a noite em que começou a "mudança na América".

Expectante na confirmação dos meus desejos, na convicção de que ontem o dia seria (por diferentes razões) um dia a deter na memória, o que mais me impressou, presa às imagens de alegria popular que enchiam o ecrán do televisor, mais do que a imensa panoplia de pessoas, novas, velhas, brancas, de cor, de classe alta ou classe baixa, foi a de um Homem, um Negro, que praticamente em silêncio chorava, e do seu choro mais do os anos de racismo, de falta de oportunidades, anos duma vida difcil e duma falsa equidade social, emanava uma absoluta imagem de ESPERANÇA, de que o futuro será diferente, de que a América e o Mundo amanhã jamais serão o mesmo.

Penso, por vezes, que será uma cruz demasiado grande para um Homem só, para logo me autocorrigir, Obama proclama com convicção, de que a mudança será feita por todos. E esse é o seu melhor segredo.

Yes WE can!
Yes WE did!
Yes WE can still do much more and better!

4 comentários:

passarola disse...

é um ele... amiguinho que organiza concertos lá pedla terra dela e oferece sempre umas músiquinhas à malta quando está falar de álbuns ou bandas novas.

Foi bonito, deparar-me num blog de música com aquele comentário logo de manhã. Foi mesmo um momento histórico... viram mesmo em directo? vocês agora é que andam com mais pedalada que eu... concertos, futebol, política!! Boa vida! :)

e parabéns pelos primeiros passos da I. :)

beijinhos!

passarola disse...

pela terra dele...

Anónimo disse...

Espero que sim, todos nós temos a esperança que esta vitória traga uma nova fase e uma viragem no mundo... espero que o idealismo não caia por terra e que os tempos sejam mesmo de mudança!

Infoexcluído disse...

Yes, we will work on it|
A esperança é dada por ele e pelo que representa, o trabalho, definitivamente, tem de ser feito por todos. E há trabalho para todos.

Esperança, Fé e Trabalho para um mundo melhor!