No dia em que (Espero eu!) se faz História

No Mundo
Deparei-me com a figura do Barack Obama mais ou menos há 2 anos e meio, quando num dia em que não fui ao escritório, e na ânsia do tradicional zapping televisivo, vejo um afro-americano bem parecido e muito bem falante no sofá da Oprah (sim todos nós temos pequenos pecados televisivos ... e os meus não se ficam por aqui, garanto-vos!). A personagem chamou-me de imediato à atenção, não por ser negro, nem por estar no programa da Oprah, mas pela serenidade e consistência de discurso mais facilmente visto (atenção esteriótipo à vista!) num politico europeu do que num Senador Americano.
Associado à imagem confiante e calma, Obama expressava um raciocinio e eloquência que de imediato me remeteu para uma certa mística "kennedy" (não esqueçamos caros leitores da minha formação de ciência política, e um já antigo fascínio pelos burdões políticos). A envolvência do discurso abria asas a uma enorme capacidade em acreditar que a América podia ser um lugar diferente, mais genuinamente tolerante, e receptivo às diferenças culturais existente em solo nacional e além fronteiras.
O entusiasmo pela criatura foi tal, que logo nas conversas dessa noite com o N. lhe falei da personagem, tendo inclusivamente adquirido nessa altura uma edição especial do Mundo Diplomático que trazia um especial sobre Obama, ainda não candidato a candidato, mas já uma expressiva esperança na Capacidade de Mudança.
Nessa altura lembro-me ainda de pensar: "foge era genial se este Homem fosse eleito presidente. Seria o primeiro negro a assumir uma posição política de tamanho destaque em todo o Mundo. Seria um marco histórico irrepetível, daqueles que vão para os livros da Escola e que poderei dizer aos meus netos que vi."
Hoje espero concretizar esse desejo.
Estou confiante na vitória de Barack Obama, estou confiante na Justiça Poética que tal vitória acarreta.
Mas mais do que qualquer outra coisa, estou confiante de que a vitória de Obama relançará sobre o Mundo, mas sobretudo sobre a Europa e os seus cidadãos , a convicção de que podemos TODOS e EM COOPERAÇÃO podemos FAZER MAIS e FAZER MELHOR.
Eu acredito - YES WE CAN!

Cá no recanto
Doutros marcos se falam. Mais concretamente da enorme confiança de que o meu GRANDE SPORTING conseguirá hoje o enorme, e nunca anteriormente alcançado, feito de passar aos oitavos de final da Liga dos Campeões.
Tambem aqui, e não obstante a dispariedade das situações EU ACREDITO fortemente que vai ser possivel uma mudança.

Também aqui me parece propriado confirmar YES WE CAN!

Sem comentários: