Aos anos que eu ansiava por este momento!

Não... mas é que era aos anos mesmo... UUUUIIIIIIIIIPPPPPPPPPPPPPIIIIIIIIIIIIIIIII!!!!!!
STARBUCKS em Portugal UUUUUUUUUUUUUUIIIIIIIIIIPPPPPPPPPPPPIIIIIIII!!!!!!
A única coisa ranhosa e pouco característica da cadeira dos melhores cafés e bebidas do género, é estar dentro dum centro comercial (BUUUUUU!!!!!!!!) mas sempre é melhor do que nada.

E agora se me dão lcença vou até ali beber um frappucino, e já volto.

Desafio #3 de Mobilidade Intelectual

Palavras a utilizar: África, Preto, Fotocópias, Batedeira, Tartaruga

"Encontro-me sentada no sofá. Almofada a imitar pele de tartaruga ao colo. Na RTP Africa dá uma repetição do Rota dos Tachos, com o cozinheiro preto mais de alma do que de cor, porque esta aproxima-se mais do café com leite, sempre envolvido na confecção artesanal das iguarias tipicas.
Hoje o menu compõem-se por um bolo, que ele insiste em bater com uma arcaica vara, enquanto refastelada no meu sofá, e numa atitude tipicamente ocidental, penso em como tudo aquilo seria mais fácil com uma batedeira eléctrica.
Nestes entretantos de meditação fútil, o apetite voraz pelos doces que tanto me caracteriza, impele-me a uma incursão gastronónima.
Seria uma boa situação para dizer - Ambrósio apetece-me algo.

Mas como o Ambrósio está de folga e o meu apetite tambem come com os olhos, tiro da prateleira o dossier e pego nas fotocopias de receitas de bolo. Faço a minha selecta escolha. Verifico os ingredientes, e satisfeita por os ter todos ao meu dispôr, meto mãos à obra."

Ò p'ra eles a ver se me quebram ...

Ai ele é assim, então toma lá!
( em resposta a mais um desafio de escrita do N. agora com este magnifico set - Surf, caneca, social, pirilampo e vaso)

"Já não é de agora que sei que o álcool não me assenta bem. Acabo sucessivamente em situações algo estranhas e mesmo destabilizadoras da convicção forte que tenho de que sou uma miúda calminha e bem comportada.
É por isso, que em situações de âmbito social, ou melhor, sobretudo nessas, evito os copos e as canecas inundadas pelos néctares dos deuses.
Mas a passada sexta feira, trouxe circunstâncias especiais, que me forçaram a baixar a guarda estóica da abstinência, e deliciar-me nos prazeres noctívagos do superior Licor Beirão.
Conclusão: a poucas horas da manhã dar a noite por terminada, sentada na areia da praia perto de casa, jurava a pés juntos que no mar, estava um pirilampo verde a fazer altas manobras de surf.
Isto enquanto sentada ao meu lado, a minha amiga Joana me perguntava:

- Mas onde é que foste buscar o vaso que tens metido na cabeça?!
É por causa destas coisas que não gramo o alcóol."

Humppppffff ... não é grande coisa, mas lá que responde ao desafio, responde ... ora toma.

Desafios de mobilidade intelectual

Da sessão de sábado do curso que estou a frequentar ficou-me um exercício que sendo eventualmente dificil de desenvolver num primeiro impacto, obriga a um exercicio mental de escrita bem interessante.
Em resumo, o jogo consiste em pedir 5 palavras a uma(s) pessoa(s) e a partir daí construir pequenas estórias ou contos.
Como estes exercicios só me fazem é bem, pedi ao N. que me desse 5 palavras para eu incorporar numa brevissima história.
As palavras foram: Masculino, Telefone, Rebuçado, Cores e Incêndio
E o resultado foi este:

"Desta vez tinha sido mais fácil, e menos doloroso.
O edifício era somente de escritórios e àquela hora, não devia encontrar-se ninguém no interior.
À excepção do segurança, pensou enquanto descascava o papel do rebuçado de menta, sem qualquer réstia de desconforto perante a possibilidade de ceifar uma vida humana.
Olhou para o incêndio que tinha acabado de atear e deslumbrou-se com a bela dança de cores intensas.
Pegou no telefone da cabine, como o artista apaixonado pela sua obra prima, e premiu as teclas gastas, num familiar jogo de números.
Do outro lado atende uma voz masculina:
- Já está! – responde com firmeza, certo do trabalho concluído e da satisfação do cliente final."

Agradecem-se comentários e até sugestões de palavras (conjunto de 5) para novos exercicios mentais.
Fui ....

Quando o cerebro desliga ...

solta-se o balanço intenso do corpo, inebriado pelas sonoridades nórdicas.
É tão bom não pensar em nada!


Lyckee LI - Youth Novels

Não tenho heróis... mas se tivesse agora estaria a chorar pela morte de um

Hoje, que a manhã se revelou trabalhosa e que a noite antecipa as emoções dum grande derby, descubro com desconforto, e mesmo alguma tristeza, que ontem, aos 83 anos de idade e depois de 50 anos de carreira, morreu um dos grandes ícones do cinema americano. E um dos poucos de que eu realmente gostava.
Para os que lhe conhecem somente os filmes de final de carreira, com fracos argumentos e sustentados em parcerias com os meninos bonitos do momento, deixo-vos algumas referências obrigatórias do cinema americano dos anos 50,60 e 70: The long Hot Summer, Cat in a Hot Thin Roof, Butch Cassidy and the Sundance Kid e The Sting.

Paul Newman
26 Janeiro 1925 - 26 Setembro 2008

OK ...

que é giro e tal, eles serem espigadotes, mas isto assim já é demais!
Hoje, e para esquecer a imensidão do tráfego matinal, viemos numa conversa sobre as "tontarias" familiares. Conversa vem, conversa vai, e está a M. e o pai a tentarem recordar situações especificas que ilustrassem bem esse epíteto tão familiar lá em casa - o(a) tonto(a). Neste contexto, e abordando em concreto a Seu Dona I. e a suas rotineiras diabruras, diz-lhe o pai:
Pai- E então da I?! Diz lá tu uma tontice que ela tenha feito, que tu também sabes.
M. - Eu cá disso não sei nada!O que eu sei é das vezes que voces são maus para ela. Porque ela é um bébé lindo, e vocês é que ralham muito!
Ora que isto?!.......................

Apoiar os Amigos!

Um grande amigo aqui da casa, está a votos no Cómicos de Garagem.
Assim, a gerência agradece a vossa visita aqui e o precioso voto em Rui Rosa ou em 2omens1nourónio.
E se forem muito picuinhas, e a minha garantia da qualidade do moço não vos chegar, podem sempre ir ouvir os ficheiros em arquivo.
Pessoal politólogo ... sim, é o nosso Rui, o Rosa, o Castro Rosa, por isso toca a votar, que só pelos anos de Lusofona, o rapaz merece.
VOTEM!

Dias Complicados

A última semana e o inicio desta trouxe (des)complicações adicionais à minha vida já de si um tanto ou quanto desorientada.
Situações que finalmente parecem encontrar uma solução viável, obrigam a negociações dificeis, tendo em vista um melhor futuro.
O inicio dum novo projecto de realização pessoal, e quem sabe profissional.
A Cooperativa com (é quase estranho dizer isto) excesso de trabalho para o restrito núcleo que a conduz.
Viagens Lisboa-Faro, mais que muitas.
Logisticas infantis de considerável atribulação. Desconforto parental e absoluta vontade de parar e simplesmente gritar AAAAAAAHHHHHHHHHHHHHHHH!!!!!!!!!!!!!!!!
Valha-me a lambisgóia maior, que no sábado, após um momento de absoluta identificação com o seu modelo de eleição feminino (desenganem-se que não é a mãe, é mesmo a educadora!), e um obrigatório regresso ao hipermercado para comprar o dossier do Pocoyo "grande" com tem a I, e "com folhas" como tem a I., e com "aquelas coisas de plástico" como tem a I. (safa..., o que vale é que eu gosto bastante da I.!), se sai com mais esta preciosidade:

Na fila, já com o dossier no tapete rolante, aguardar a nossa vez.
M. - Oh mãe, podes-me sentar ali em cima?
(no tapete das compras, entenda-se)
Mãe - Não, porque ali não é sitio para os meninos se sentarem.
M.- Pois não (diz entre risos) porque senão a senhora ainda acha que eu sou para pagar! - e lança para o ar as suas ruidosas gargalhadas, enquanto com os braços simula o acto da passagem da compra pela máquina de leitura do código de barras.
Mãe - :S

aiiiiiiii!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

PARABÉNS A VOCÊ


Hoje no ceú milhões e milhões de pipocas coloridas festejam o primeiro aniversário desta sua fantástica congénere.
PARABÉNS I. pelo teu primeiro ano de uma vida muito feliz!
BEIJOCAS GORDAS PIPOQUINHAS!

Rectificação ao post anterior

Em Estágio para se tornarem um dupla UNIDA e invencível!
Olhem pois as evidências:

- Ontem na sala, depois da mãe rispingar com a I. por uma palermice que a mesma estava a fazer-
M. - Oh mãe, porque é que vocês se zangam com ela? Ela é muito bonita! Não porta mal! (virando-se com careta de tonta para a irmã) É um bébé muito bonito, não é, I?! (enquanto a I. arreganha as gengivas de contentamento e risota)

- Hoje pela manhã, enquanto esperavamos que o pai passeasse a cadela para virmos para a escola -
Mãe (para a I.) - olá sua pipoquinhas gorda, está boa?!
M. (corre até à irmã, que estava na sua cadeirinha, e senta-se ao pé dela - tom de voz muito meiguinho e ternurento) - Não é nada! A mamã tá a brincar com a pipoca. A I. é uma pipoca pequenina (e afinfa-lhe uma beijoca no pé descalço, enquanto a I, como sempre, se derrete na risota).


Em estágio ...

... para se tornarem numa dupla invencível!
Enquanto a I., naturalmente irrequieta, e mais ainda quando a tentam pôr a dormir, se deslumbra em total silêncio e quietude a ver o anúncio da Caixa com a Mariza (queres ver que temos fadista?!), a M. no meio duma conversa absolutamente sem nexo, pergunta-me com o seu ar gozão:
M. - Mas tu achas que eu sou algum bébé?! Achaaasssssss?!
Se a coisa continua assim, acho que me interno!

Os tótos estão decididamente em alta!

Durante anos foram os gajos gozados, os ratos de biblioteca, os cromos da polo com 3 botões (sim N. em muitos aspectos estavas lá!), e agora olha sairam à rua, pegaram nas guitarras, nos orgãos electricos e nos sintetizadores, interiorizaram os anos a ouvir as mais variadas influencias musicais e cá estão eles ao rubro.
Já os Vampire Weekend são o que são, estes então ... mas olhem eu cá gostei de que ouvi. O vídeo do you tube não é garnde espigarda, mas visitam o myspace da banda que são capazes de se surpreender - Passion Pit


Os dias seguem ....

dificeis.
E as segundas feiras, num sentimento até aqui à uns meses incaracterístico para mim, têm o sabor amargo de voltar para, como diz o outro, "onde [definitivamente] não quero estar".
Mas hoje o meu humor cabisbaixo de inicio de semana, deparou-se pela manhã com uma situação que me obrigou ao riso fácil e definitivamente a uma disposição diferente.
Quem geralmente acolhe a M. na escola é a Elsa, que carinhosamente a trata por Pulga, e sistematicamente tenta alterar o "humor de cão" que caracteriza a M. pela manhã (ou melhor pelos primeiros 10 minutos, que depois a brincadeira é tanta que ela até se esquece que estava aborrecida com o Mundo).
Hoje, quando chegámos estavam todos os meninos "maiores" no recreio, sentados a ouvir uma história. Próxima da entrada estava a M., mais uma das fofas da sala da Inês, e elemento proeminante do gang a que a minha lambisgoia maior pertence, e por vezes, ao que consta, lidera, que ao ver a sua amiga a chegar, exclama com grande satisfação:
M.(2) - Bom dia Pulga! - Tal e qual como a Elsa costuma fazer!
Não resisti à gargalhada, e a deixar a boa disposição fluir-me nas veias.
Hoje, só por isto, vai ser de certeza um dia melhor!

Elogio ao Pai

Este foi sem dúvida um fim de semana murcho. Passou depressa demais e sem tempo para passeios ou iniciativas familiares de acentuado regojizo.
Foi no entanto marcado por um ou dois eventos familiares de destaque na nossa rotina.
O primeiro deveu-se directamente à I. que cada vez mais opta pela postura vertical, e neste fim de semana deu já grandes "passeatas" pelos seus próprios pés, ainda que sempre acompanhada pela mão segura dos papás e da mana. O segundo se bem que igualmente pró I., não contou, para seu grande desconforto, com o seu apoio directo, prendendo-se com a tarefa colectiva de criar uma decoração personalizada para os lençois do catre da dita pimpolha.
E é precisamente no decorrer desta tarefa que consistiu, entre outros, em recortar algumas dezenas de bolinhas de várias cores e de diferentes tamanhos, que a M. olhando atentamente, para o trabalho que o pai estava a fazer, se sai com esta magnifica preciosidade:
M. - Oh pai, estás um giraço a fazer este trabalho. Ai tás, tás!

Acabou a Silly Season ...

... mas definitivamente alguém se esqueceu de avisar o Vítor Baía!
Ontem pasmei ao tomar conhecimento da "fantástica" entrevista que o "melhor guarda redes português [not!]", diria mesmo de "todo o sempre [not!]" deu a um famoso diário desportivo onde praticamente não fez outra coisa senão "desancar" no antigo seleccionador nacional, afirmando com profunda indignação que "Scolari era um cobarde porque nunca falou directamente com as pessoas para justificar as verdadeiras razões que levaram ao afastamento [do dito Vitor] da Selecção".
Ora o que eu me pergunto nesta fase é o seguinte:
- Então o outro é um palerma cobarde porque durante os anos que cá esteve nunca falou com o Vitinho sobre as verdadeiras razões do seu afastamento. Então e o Vitinho, que depois de anos remetido ao silêncio, aproveita agora que o homem está em Inglaterra e sem possibilidade de resposta imediata para vir "botar" discurso nos media, é EXACTAMENTE O QUÊ?
Independentemente de achar incorrecta a forma como o Scolari geriu a fase final do seu percurso de seleccionador nacional, como aliás na ocasião apropriada comentei neste blog, acho VERGONHOSA a forma como, os mesmos que outrora elevaram aos picos do mundo o, agora, ex-seleccionador, esmeram-se hoje, no reinado Queirosiano, por deitar abaixo a imagem daquele que, ainda foi o único Homem com capacidade (para não dizer mesmo outra coisa) de limpar a casa da Selecção, e pôr Portugal a fazer algum brilharete.
Haja paciência para os oráculos desportivos e aqueles que aproveitam o seu tempo de antena para proclamarem verdades como verdadeiros cataventos!
E como diz o cartaz, o pior é que [mesmo] nisto que somos bons!"

Eu não digo ...

... que ela vem inspirada!
Ontem estamos as duas na sala e a M. diz-me:
M. - Oh Mãe vou passar a ferro.
Mãe - Está bem.
M. - Sabes na escola, também tenho um ferro.
Mãe - Ai é?! Que giro. E já disseste às tuas amigas e à Inês que em casa também tens uma tábua de passar a ferro para brincares?
M. - Não! (imaginar ar assertivo)
Mãe - Então porquê?
M. - Porque não se anda a dizer às pessoas o que temos.
Embora surpreendida com a profundidade do comentário, e de pensar "toma lá que é para não seres parva" continuei na minha boa inocência maternal, um diálogo que, já sabia, não podia terminar a meu favor.
Mãe - E então quem é que te disse isso?
M. - Fui Eu! Não ouviste que fui eu que acabei de dizer! hummpf Ai a Mãe!!! (entra o tradicional revirar do olho com o upgrade dum gesto que consiste em revirar a mão direita com evidente desprezo pela situação ou pela mãe, vira costas e lá vai ela ter com o pai).
E eu sentada no sofá fico só a interrogar-me .... "mas de quem é que ela herdou estes trajeitos? ... Deve ter sido do pai!", concluo com grande serenidade.

Regresso em Grande!

A M. voltou este fim-de-semana de férias com os avós.Depois de 2 semanas sem ver os papás as saudades eram muitas (dela e nossas) e por isso os primeiros dias de regresso foram pautados mais por mimos do que qualquer outra coisa.A "excelência", como agora, de forma surpreendente e assustadora, se teima em auto – intitular, voltou não obstante à sua velha forma e ontem quando íamos de carro buscar o pai a outras instalações da sua entidade patronal, onde se encontrava a dar uma formação, sai-se com estas preciosidades automobilísticas:

Sempre que o sinal ficava verde
M.- Oh mamã já tá verde, anda, anda mais depessa
Mãe - :S


Enquanto a mãe estacionava de marcha-atrás
M. – Anda, anda, podes vir que tá longe do passeio

E o que eu me pergunto é: Mas quem é que lhe pagou as aulas de condução? Não … é que, já agora, eu gostava de agradecer … que sempre é menos uma despesa!

Afinal só mais uma Coisa

VIVÓ SPORTIIIIIIIIIINNNNNNNNNNNNGGGGGGGGGGG!!!!!!!


E hoje ...

depois dumas visitas blogosféricas... e mesmo sem vos explicar porquê, só me apetece dizer que a Escola das minhas filhas é MESMO UM ESPECTÁCULO!
"E mai nada!"

Ando há uns dias a ponderar ...

... se esta é uma surpreendente manifestação de civismo do nosso país, ou mais uma vez a estupidez humana de considerar os animais como objectos que podem ser parqueados como carros, motas ou bicicletas.
Ando a pensar e confesso que ainda não tenho uma decisão.

O que é que vos parece?

(foto tirada por mim à porta dum estabelecimento comercial de bairro na zona de Santo Amaro em Lisboa)